quinta-feira, 4 de março de 2010

Onde está Tete?

Agora vamos nos situar um pouco em relação a Tete, Moçambique, África. É muito comum as pessoas confundirem a localização, ainda mais em ano de copa do mundo, acabam por achar sempre que estarei nos estádios com uma plaquinha de "filma eu Galvão"... rsrsrs... Infelizmente não! Assim como o Brasil e a América do Sul, o continente africano é grande pra chuchu e as distâncias não são tão pequenas.

Começamos com o mapa do gigantesco continente africano - A África do Sul está lá em baixo e Moçambique, logo acima, enfronteirado.



Moçambique também é um país e faz fronteira com Africa do Sul, Zimbabwe, Malawi, Tanzania, Zambia e Swaziland. Sua capital é Maputo, que fica bem ao sul, a uma hora de avião de Johannesburg, capital da África do Sul - onde a copa vai acontecer. 

Tete, entretanto, é uma província - como um estado em nossa divisão política - com cerca de um milhão de habitantes e temperaturas que chegam facilmente aos 46ºC. Sua capital também se chama Tete, cidade a 1570km ao norte de Maputo - duas horas de avião. Encontra-se à beira do rio Zambeze que abriga a primeira ponte a cortá-lo em território Moçambicano.Tem mais de 100 mil habitantes espalhados pelas áreas rurais e urbana. Conhecida por terra do cabrito, do calor e do embondeiro ou baobá, Tete será minha casa pelo menos nos próximos dois anos. Como podem ver, dificilmente vou levantar plaquinha para o Galvão nesta copa - talvez em Belo Horizonte em 2014, por que não? rsrsrs...

O idioma oficial em Moçambique e Tete é o português de Portugal, mas alguns dialetos são muito falados pelos habitantes, juntamente com o inglês - o mais comum é o Nhungue.

O mapa abaixo, mostra Maputo e Tete.