quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Algumas notícias - AIDS - SIDA em Mz

A Sida em Moçambique


Segundo estimativa do Conselho Nacional de Combate ao HIV (CNCS), de Moçambique, 1,6 milhão de pessoas tem o vírus HIV no país, dos quais 37% são homens, 54% são mulheres e 9% correspondem a crianças. O grupo com maior vulnerabilidade é o das mulheres: seis em cada dez portadores de HIV são do sexo feminino.

As faixas etárias com maior risco são de 15-29 e de 20-24 anos, nas quais as mulheres têm aproximadamente três vezes mais chance de adquirir a doença do que os demais.

De acordo com um relatório do CNCS, apesar da expansão significativa dos serviços de tratamento antirretrovirais (TARV), a cobertura para quem necessita deste tipo de serviço ainda é baixa em Moçambique. Cerca de 374 mil adultos e 72 mil crianças estão no estágio avançado da doença e necessitam de TARV, mas apenas 42% e 19%, respectivamente. Fonte Clubofmozambique.

Presidente do Brasil visita laboratório em Moçambique e embarca para Seul

No último compromisso antes de deixar Moçambique em viagem para Seul, onde vai participar na cúpula do G-20, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, visitou as futuras instalações da fábrica de remédios contra a Aids/Sida, que está sendo montada com patrocínio do governo brasileiro.

Depois de uma espera de sete anos, a primeira máquina foi instalada para treinamento.

A mineradora brasileira Vale anunciou que irá ajudar o governo moçambicano a completar o valor necessário (U$ 4,5 milhões, aproximadamente R$ 7,6 milhões) para as adequações do prédio que vai abrigar os laboratórios. O investimento do governo brasileiro foi de R$ 13,6 milhões. A meta é produzir 250 milhões de comprimidos até 2012. Fonte África21digital.

Tete - Clínicas nocturnas atendem casos do HIV/SIDA

Duas clínicas nocturnas vão entrar em funcionamento nos princípios do próximo ano nos municípios da cidade de Tete e da vila de Moatize. A entrada em funcionamento das referidas unidades se insere na implementação do programa “Estamos Juntos” destinado à mitigação do impacto da propagação do HIV/SIDA naquelas duas urbes.

Muito recentemente a USAID, Fundação Vale e Consórcio de Moatize assinaram um memorando de entendimento visando a implementação do programa que se espera atenda um universo de 190 mil habitantes dos dois pontos abrangidos na província.

Para a construção daquelas unidades sanitárias foram já disponibilizados 108 mil dólares norte-americanos valor inicial para a execução do projecto. No quadro do memorando, as partes acordaram unir esforços para atingirem os objectivos preconizados no programa apoiando as actividades de prevenção e combate ao HIV/SIDA.

O gerente de Comunicação e Desenvolvimento da empresa Vale, em Moatize, Adriano Ramos, disse ao nosso Jornal que a iniciativa visa, essencialmente, diminuir a propagação progressiva da epidemia de HIV/SIDA, uma situação que afecta o desenvolvimento económico e social do país.

Numa primeira fase, as partes pretendem apoiar a constituição e formalização de comissões sectoriais e o conselho de gestão do programa, com o desenvolvimento conjunto de um projecto inicial que apoiará a sua implementação e funcionamento, por um período de três anos das duas clínicas nocturnas a serem instaladas na vila de Moatize e cidade de Tete.

O projecto, com enfoque na promoção da saúde pública, irá disponibilizar informação sobre saúde reprodutiva e serviços de acordo com o horário de funcionamento das clínicas estabelecido pelos grupos de risco e propensos ao HIV/SIDA, incluindo as profissionais de sexo, transportadores do Projecto Carvão de Moatize e a comunidade em geral.

“As clínicas proporcionarão aconselhamento, testagem, rastreio e tratamento, educação sobre HIV/SIDA, prevenção, para além de uma forte componente de informação estratégica. Todo este trabalho será feito em coordenação com as autoridades municipais da cidade de Tete e vila de Moatize, com particular destaque para as direcções provincial e distritais da Saúde”, disse Adriano Ramos.

Entretanto, a Fundação Vale e Consórcio Moatize disponibilizarão uma equipa técnica para integrar a associação técnica do programa “Estamos Juntos” a qual vai prestar o apoio necessário nas áreas de medicina, psicologia, educação, administração, gestão de projectos, logística, comunicação, engenharia e construção civil.

Por outro lado, a assistência disponibilizada pela USAID, segundo indica o documento de entendimento é considerada como um dos apoios dos Estados Unidos de América a Moçambique, inseridos no acordo rubricado entre os governos dos dois países. Fonte Portal Notícias.