quarta-feira, 2 de junho de 2010

1º de Junho - Dia Internacional da Criança

Sob o lema: “ Asseguremos a protecção da criança contra o Tráfico e a Exploração” comemorou-se em 1º de Junho, em todo o Território nacional o Dia Internacional da Crianca.

Compreendendo a necessidade de um olhar direcionado às crianças e seu desenvolvimento, visto que os adultos estavam muito preocupados em retomar vida normal no pós guerra e os pequeninos estavam sendo forçados a trabalhar pesado para contribuir no sustento da família, a Federação Democrática Internacional das Mulheres, em 1950, sugeriu à ONU a criação de um dia dedicado às crianças de todo o mundo. A primeira comemoração deu-se em 1950 e a partir desta data a ONU reconheceu a todas as criaças do mundo o direito a:
 
- amor e compreensão;
- alimentação;
- cuidados médicos;
- educação ;
- proteção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz .

A regulamentação aconteceu em 1959, culminando na Declaração Universal dos Direitos das Crianças.Em 1989 foi aprovada a Convenção sobre os direitos da criança, regulamentada lei internacional em 1990.
 
Tudo isso é muito bonito, muito interessante, a lei existe, as convenções são legítimas, os países ratificaram, mas na prática a teoria é outra.

Um amigo muito querido que hoje mora noutro plano costumava dizer que "o discurso da prática é diferente da prática do discurso".

Haja vistas inúmeras cenas de crianças trabalhando, sem acesso a escolas ou qualquer forma básica de educação, violência de toda sorte, desde a física até as inúmeras outras formas silenciosas de agressões e todas as cenas que assistimos neste e em nosso país, dia e noite, constatamos que ainda estamos a milhas e milhas distantes de um engajamento político-social sério, consistente, a fim de jogar luz à situação das crianças e adolescentes em todo mundo, sobretudo na África.

A coisa é muito mais séria, muito mais abrangente e perpassa a questão do simples olhar.
“ Asseguremos a protecção da criança contra o Tráfico e a Exploração” - Este é o lema, este foi o tema de inúmeros discursos em rádio, tv e palanques enfeitados por bandeiras tremulantes. E as crianças?

Aí estão elas... Ávidas pela prometida proteção!










Crianças na rua, centro de Tete, 29 de Maio 2010, durante campanha para arrecadar fundos, MZN, para as crianças. Mulheres dançavam em frente a caixinha de arrecadação e saudavam eufóricas a cada moedinha depositada. Click by Fernanda Brito, gentilmente cedido.