segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Indo para o trabalho, em Tete

Passa boi, passa boiada...


"A gente ri, a gente chora, ai ai, a gente chora"

Maputo aparece na lista das 10 cidades mais poluídas do mundo

1. Nova Déli, Índia

Lá a mortalidade infantil é muito alta – e a principal causa disso é a poluição. Em algumas áreas da cidade as pessoas convivem com o lixo e cerca de 3 mil toneladas de poluentes são despejadas no ar todos os dias.

2. Mumbai, Índia

Mumbai é conhecida pelo filme “Quem quer ser um milionário” e é uma das mais populosas do mundo. Não há a mínima conscientização por parte do governo em relação ao meio ambiente e estima-se que cerca de 1 bilhão de dólares precisaria ser gasto para recuperar minimamente a cidade.

3. Maputo, Moçambique

60 mil famílias residentes na capital do Moçambique despejam seu esgoto directamente no Oceano Índico.

4. Moscou, Rússia

Pode até ser chocante para alguns ver Moscou nessa lista, mas a capital da Rússia é conhecida por muitos como a cidade com o maior índice de poluição atmosférica do mundo. Por causa disso, muitos de seus habitantes têm problemas pulmonares.

5. Cidade do México, México

Nos anos 40 a Cidade do México era uma cidade muito limpa – era possível ver 100 km a sua frente. Agora, por causa da poluição atmosférica, a visibilidade foi reduzida a 1,5 km. Há muito nitrogênio no ar, o que também dificulta uma respiração eficaz.

6. Lagos, Nigéria

Lagos é a casa de 8 milhões de pessoas e a sede de muitas indústrias. Desde o ar até as ruas – a cidade é completamente poluída.

7. Karachi, Paquistão

A poluição causada pelo aumento da concentração industrial na cidade, seja atmosférica, aquática ou sonora, faz com que 35% da população esteja com a saúde comprometida directamente por esses problemas.

8. Dhaka, Bangladesh

Dhaka é uma cidade muito populosa que enfrenta sérios problemas de poluição aquática. A colecta e destinação dos resíduos sólidos urbanos (basicamente, o lixo) também são praticamente inexistentes. A água é grossa e contaminada por pesticidas e agro tóxicos.

9. Bandar Seri Begawan, Brunei Darussalam

Brunei Darussalan é um pequeno e próspero país da Ásia. O problema é que o ar de lá está comprometido, por causa da grande concentração de veículos.

10. Bagdá, Iraque

Por causa dos conflitos que o país enfrenta, a questão do meio ambiente foi deixada de lado. A queima de combustíveis fósseis e a falta de colecta de lixo fazem com que Bagdá seja uma das cidades mais poluídas do mundo.

Fonte clipping