quarta-feira, 1 de setembro de 2010

É Pacífico?

Antes de eu vir para cá, por vezes me perguntaram se Moçambique é um país Pacífico.

E a minha resposta sempre foi do tamanho das informações que eu recebia dos amigos residentes ou das páginas que li falando a respeito. É um país tranquilo sim, sem dúvidas, ainda mais a contar pelos demais vizinhos pra lá de esquentadinhos...

O povo moçambicano é relativamente dócil, amistoso, mas, como qualquer povo recém saído de uma situação de guerra, ainda sente ferver nas veias o calor da luta, e, por conta disso, serve-se desse meio para fazer valer sua mal calada voz ao sentirem pesar sobre si as mazelas da desigualdade.

Desde que cheguei acompanho noticiário local, ouço a Rádio Moçambique e vira mexe ouvimos anúncio de algum aumento de preços, gasolina, energia elétrica, alimentos, nenhum escapa. Agora porém, eis que saltou no limiar do copo a gota que faltava - foi anunciado para 1° de Setembro o aumento do preço do Pão.

Nosso famoso pãozinho... Hummmm, dá até brejinho na boca lembrar daquele amarelinho quentinho derretendo a manteiga de tão quente... Pois foi esse inocente companheiro das manhãs e tardes brasileiras e moçambicanas o estopim da bomba!



Bummmmmmm...

Maputo acordou em guerra!

Convulsão social, distúrbios generalizados, caos, guerra, foram alguns dos nomes que ouvimos e lemos nas páginas de todos os veículos que conseguiram registrar as inúmeras manifestações que atingiram as cidades de Maputo e Matola no dia de hoje, deixando, segundo imprensa local, pelo menos 10 mortos, mais de centena de feridos e muita, muita sujeira e confusão por onde se andasse. E andasse a pé, porque de carro, machimbombo ou chapa era simplesmente impossível... Nem vôos sairam ou chegaram para se ter idéia da seriedade da coisa. Saques, apedrejamentos, guerras políticas, má fé, insatisfações mil, tudo se misturou à falta de clareza e diálogo confluindo num nó social antes visto em 2008 em protestos parecidos contra o abusivo aumento da gasolina, só estancado ao anúncio, por parte do governo, de um subsídio para financiar o prejuízo dos empresários e redução dos preços dos transportes coletivos.

2010... Onde e quando isto vai parar não se sabe.

Tete está a 1700km da capital Maputo e o único ar de que algo está diferente por aqui foi a curta bicha na ponte e quase nenhum movimento nas ruas costumeiramente lotadas a qualquer hora do dia ou da noite - Reflexos dos barulhos de lá? Cedo para saber, mas ao mesmo tempo, toda atenção é por demais necessária, afinal, somos "estrangeiros passageiros de algum trem"... E Pacífico, fica lá do outro lado meus amigos, aqui estamos no Índico!!!

A seguir, parte do noticiário local e algumas fotos da confusão entre joio e trigo!

http://www.opais.co.mz/
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=182748&tab=community
http://www.rm.co.mz/