terça-feira, 11 de maio de 2010

Parque Nacional da Gorongosa

O Parque Nacional da Gorongosa fica a cerca de 500Km de Tete, numa região entre Chimoyo e Beira, denominada na zona limite sul do Grande Vale do Rift Africano, no coração da zona centro de Moçambique. O Parque de cerca 3.770 km2 inclui o vale e parte dos planaltos circundantes. Os rios que banham o parque nascem no vizinho Monte Gorongosa, que atinge os 1.863 metros de altura.

Segundo informações do Wikipedia, O ato oficial com vista a proteger a região de Gorongosa apareceu pela primeira vez em 1920, quando a Companhia de Moçambique ordenou que 1.000 quilômetros quadrados fossem conservados como uma reserva de caça para os administradores da companhia e seus visitantes. A Companhia controlava toda a região central de Moçambique entre 1891 e 1940, tendo sido esta área concedida pelo Governo de Portugal.

Em 1960 ganhou status de Parque Nacional e recebeu infraestrutura para receber turistas e visitantes, porém, por causa das grandes cheias que inundavam a região durante o período chuvoso as instalações foram abandonadas e invadidas por leões, motivo pelo qual ficou conhecida por Casa dos Leões e virou atração turística por muitos anos.

No final dos anos 60 muitos cientistas começaram a estudar o lugar e chegaram a registrar cerca de 200 leões, 2.200 elefantes, 14.000 búfalos, 5.500 bois-cavalos, 3.000 zebras, 3.500 pivas, 2.000 impalas, 3.500 hipopótamos e manadas de centenas de elandes, pala-palas e gondongas.

16 anos de guerras e caças furtivas, porém, foram suficientes para dizimar populações inteiras de grandes mamíferos e extinguir o Parque, que virou palco de batalhas sangrentas entre forças opostas.

Os primeiros esforços para reconstruir as infra-estruturas do Parque Nacional da Gorongosa e restaurar a fauna bravia começaram em 1994 quando o Banco Africano de Desenvolvimento (ADB) iniciou trabalhos num plano de reabilitação a longo prazo, incluindo ações de desativação de minas terrestres.

"Em 2004, o Governo de Moçambique, e a Carr Foundation acordaram um plano de trabalho conjunto para restaurar as infra-estruturas do Parque Nacional da Gorongosa, restaurar a população da fauna e da flora e incentivar o desenvolvimento da economia local, deste modo abrindo uma nova e importante página na história do Parque Nacional da Gorongosa.

Um dos primeiros e mais significativos indicadores desta mudança apareceu em 2006 com a conclusão dos 6.000 hectares (60 quilômetros quadrados) do santuário para fauna bravia e a introdução de búfalos e bois-cavalos no ecossistema."

Recentemente foi filmado em Gorongosa, um documentário que vem sendo exibido pela National Geographic em todo o mundo com o nome de "África´s Lost Eden" ou Paraíso Perdido na África. Ganhador de diversos prêmios internacionais, incluindo no dia 8 de Maio último, premiação no Festival de Filmes de Florianópolis, no Brasil.

"O filme retrata a restauração do Parque Nacional de Gorongosa, acompanhando a reintrodução de elefantes, mostrando o ecossistemas de Gorongosa e a sua vida selvagem durante diferentes fases do ano, realça também os esforços para trazer de volta o Parque, que um dia foi conhecido como o local onde “Noé deixou a sua Arca.”

“Africa`s Lost Eden” foi produzido por James Byrne e contou com os operadores de câmera Bob Poole, Andy Casagrande, Tim Wege e outros. As filmagens tiveram lugar entre Janeiro de 2008 e Maio de 2009, no Parque Nacional da Gorongosa.

O filme estreou no novo canal de televisão do National Geographic nos EUA, o NatGeo Wild, no dia 12 de Abril passado."

Espero que consigam ver por aí.

Tenho planos de ir até lá visitar e tão logo isto seja possível postarei muitas fotos!

Posto a seguir dois vídeos interessantes sobre o assunto, um deles é do site oficial no link: http://www.gorongosa.net - O outro encontrei no Youtube.

Fontes de colaboração:http://www.opais.co.mz e http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_da_Gorongosa





Seu comentário é muito bem-vindo!

Tenho recebido vários comentários sobre as postagens que faço no blog e fico muito feliz com eles!

Este blog foi criado com  a finalidade de falar da minha experiência em Moçambique, e também me aproximar dos amigos e família, então, se passar por aqui, fique à vontade para deixar algumas palavras, eu vou adorar! Prometo ler tudo com muito carinho, e responder assim que possível.

Ah, mesmo postando como anônimo, lembre-se de colocar o seu nome - decidi responder as postagens aqui mesmo, aí você pode voltar depois e ler o que escrevi sobre o seu comentário!

               Para inserir um comentário é bem simples:

               Basta você acompanhar o post até o final. No final de cada postagem você encontra:

               Postado por Anna Paola Bentini X comentários 

               Basta clicar em cima do link x comentários e abrirá uma tela para você postar o seu.

Estou esperando chover comentários...

Abraços cheios de saudades, obrigada! ; )