quarta-feira, 28 de abril de 2010

Bem obrigado e não percebi...

Mais uma pérola moçambicana...

Moçambique tem por lígua pátria, Português - de Portugal, que, mesmo tendo enormes semelhanças com o nosso e de bom entendimento em relação a outras línguas faladas no mundo, guarda também diferenças no significado de palavras que em nosso vocabulário possuem outro significado.

Eu, particularmente acho isso muito atraente e como já disse num post desses para trás, sinto enorme atração pelo modo como falam, principalmente porque pronunciam certinho e empregam os verbos muito bem, pronunciam muito bem, enfim, não sei explicar, mas gosto de ouvi-los falando.

Daí, sempre que vem alguém à sala fazer limpeza ou repor algum material puxo logo assunto para ouvi-los, sobretudo quando pergunto se estão bem... Sempre respondem rapidamente, sem pestanejar e sorrindo: - Bem, obrigado!

O mais interessante é que às vezes falam muito rápido, e, como nós, uma palavra emenda na outra e a frase sai meio assim, "bembrigad"! Adoro, rsrsrs... 

Pena que não dá pra colocar um videozinho, mas é bem legal!

Há de vir...

Lembra daquela história de que, quando um mineiro diz que é ali, você pode andar mais 3 km tranquilo e ainda corre o risco de não ser?

Pois é... A Mama África guarda também, mais essa semelhança com o Brasil.

Logo que chegamos comecei a perceber que tinha algo muito peculiar nesta expressão e que eu precisava entender melhor, afinal, quando eu fazia uma pergunta a algum moçambicano e tinha como resposta: - Há de vir. A coisa nunca chegava!!! rsrsrs...

No restaurante do Hotel mesmo, nos primeiros dias, cheguei para jantar e uma cuba estava vazia. Como a refeição não estava tãaao apetitosa eu perguntei:

- Virá mais algum prato para esta cuba ?

A garçonete, com cara de menos amigos respondeu prontamente:

- Batatas.

Eu, pouco satisfeita com a resposta, puxa vida, estava com fome e queria saber se as batatas viriam logo, inquiri de novo:

- Demoram?

Ela, na mesma satisfação de sempre, apenas com um sorrisinho liso a mais no rosto, disse-me:

- Há de viiiir ! 

E saiu andando, como quem diz, espeeera, vocês são apressados demais!!! :)

Bom, sentei-me e passei a olhar para a cuba, com uma inquietação típica das crianças que não tem sofrimento de esperar por nada que desejam, querem tudo pra ontem, mais ainda se o assunto for apetitoso, rsrsrs... E até economizava nas garfadas pra esperar a tal da batata!

Ai gente... Não deu muito certo e eu esperei, esperei e esperei ... A pouca comida que restava esfriou e nada da batatinha. Chegamos a comentar de forma bem humorada que tinham ido colher a batata, como fazemos no Brasil nos referindo a tudo o que demora mais de 30 segundos, rsrsrs...

Foi quando um colega que já está aqui a um tempo maior chegou e ouviu o caso, soltou aquela gargalhada e disse:
- Gente! Esqueçam... Quando alguém diz "há de vir" podem sentar e esperar mesmo, a chance de não vir é grande!!! rsrsrs... Ai ai... Rimos juntos e encerramos a noite, sem as batatas, claro, outro dia quem sabe elas chegam!

Agora já virou jargão. Se alguém pede alguma coisa que não dá pra entregar rápido dizemos logo:
- Há de viiiiiiir!

Como o ali, dos mineiros, o "há de vir" já é marca registrada dos moçambicanos...

O próximo post, quando sai?

- Há de vir!