domingo, 25 de abril de 2010

Festival de NYAU em Chiuta - Tete - Mz

O Nyau ou “Gule Wankulo” é uma dança exótica milenar praticada por homens das comunidades situadas ao norte do rio Zambeze e adquire conotações diferentes de acordo com a ocasião em que é praticada, se em rituais de iniciação masculina, cerimônias fúnebres ou por puro entretenimento. Nyau significa o próprio dançarino, quando já paramentado por suas vestimentas e adornos e “Gule Wankulo”, "a grande dança".

Sua origem está associada ao surgimento do Estado Undi em meados do século XVII - essa manifestação popular de elevadíssimo valor cultral corre risco de extinção e é ameaçada pelo progresso do mundo globalizado avançando sobre terras africanas, pela educação formal cada vez mais substituindo a tradicional limitando a transmissão do conhecimento da dança entre as gerações, assim como pela constante migração do homem do campo para a cidade e entradas culturais do mundo globalizado nas culturas tradicionais.

Reconhecida toda a sua relevância como meio de integração social e ajustamento dos comportamentos individuais do sujeito às suas raízes, regras e normas da sua comunidade bem como por seu valor universal ao preservar propóstitos culturais típicos dos grupos étnicos Chewa, Achipetas e Azimbas, foi considerada pela UNESCO, em novembro de 2005 como “Obra-Prima do Património Oral e Intangível da Humanidade" e desde então ingressou na lista das 90 obras protegidas pelas nações unidas.

Esta dança, que até hoje tem caráter secreto e impenetrável, exclusivista em sua mais profunda essência é praticada por povos ao norte de Moçambique, bem como Zâmbia e Malawii, todos beneficiados pela proclamação, seguiram no último sábado mostrando ao mundo sua misticidade e africanidade no quinto festival de Nyau de Chiúta, distrito de Tete que fica situado no caminho que liga esta província `a Zâmbia.

Reunidos desde cedo e aguardados por uma multidão de curiosos ávidos por aquele acontecimento, homens do distrito anfitrião Chiúta, bem como de Angónia, Macanga, Moatize, Chifunde, Zumbo, Tsangano, Marávia e do Malawi, exibiram seus corpos lambusados de lama (negra, branca e vermelha) e adornados por vestimentas cobertas dos mais intrigantes adereços confeccionados com penas, chitas de trapos e sacos, fibras de árvores e outros materiais locais. Com os rostos parcial ou completamente cobertos por máscaras que compõem o figurino exótico, exibem suas formas ao público em passos rápidos e bem coordenados, frenéticos e estonteantemente acompanhados por tambores que soam melodias e cânticos na retaguarda.

Dizem por aqui que não é o homem que acompanha o tambor, mas o tambor que tem por obrigação acompanhar o dançarino de Nyau, que, registre-se, não é tarefa fácil... Sozinhos, aos pares ou em grupos maiores eles entram no palco a céu aberto bem no centro da área de apresentação e dão um verdadeiro show de passos e gritos que lembram sons pássaros e outros animais, imitam gestos sensuais e eróticos e transpiram essa cultura intrigante e encantadora, genuinamente africana. Nossos olhos são atraídos por tamanho espetáculo... E, "Por outro lado, o Nyau é igualmente um símbolo de contestação das comunidades locais, primeiro contra a invasão Nguni e depois contra a presença colonial portuguesa, esta aliada à Igreja Católica." Manifestação que pode ser percebida em suas vestes e máscaras brancas, amarelas e caricatas, bem como pela reação eufórica da platéia atenta e boquiaberta do lado do alambrado improvisado, aos risos vistos quando a dança tenciona "tirar um sarro" dos portugueses e missionários católicos.

Ao mesmo tempo em que demonstram uma manifestação artística e cultural de valor inestimável, o Nyau também é símbolo da resistência desses povos à dominação portuguesa e até hoje mantém traços dessa resistência, na medida em que afasta ainda nos dias de hoje, algumas crianças da escola, afim de praticar a dança em sua poção mais genuína.

A parte discussões socio-políticas acerca dessa maravilha, o Nyau que presenciamos no 5º Festival de Chiúta foi para os meus saudosos olhos, um verdadeiro espetáculo e fiquei muito lisonjeada pela oportunidade de participar assistindo e registrando o que até o momento, para mim, foi a mais tocante e envolvente expressão da cultura africana e que passo agora a dividir com vocês em algumas fotos. Espero que gostem!

Beijos,

Algumas estatísticas sobre Chiúta:

Distrito a cerca de 75km de Tete capital, com aproximadamente 67000 habitantes, dos quais, 54% são mulheres, de economia marcadamente rural...
91% da população é analfabeta e 84 % não fala português
99% da população reside em palhotas - 100% sem água encanada
Fonte: Perfil do distrito de Chiúta - ed.2005

Abaixo as palhotas - habitação de chão batido, parede de caniços de paus e teto de capim

Criança na estrada em cima de um saco de milho


Mini pastores




Aqui as crianças começam a trabalhar muito cedo...



As delegações se apresentando ao público no começo do festival

Os Nyaus e suas máscaras durante a “Gule Wankulo”,


A platéia não perde nada, boquiaberta...


Muitas supresas durante a frande dança, cada delegação apresenta
diversas coreografias interessantes e diferentes...

A chuva desaba mas ninguém arreda pé do palco...

Nem da platéia


A chuva dá trégua e a festa continua...

Todos muito atentos a cada movimento...

O que parece um espantalho é um Nyau no ponto mais alto de um poste...

Taí...

Mais chuva e nada de ninguém sair...


Bom, espero que tenham gostado... Tentei postar mais fotos mas a internet aqui é um espetáculo e leva horas pra carregar uma foto mais do que redimensionada, aí já viram, entre uma interrupção e outra, uma queda e outra, levei o dia todo para postar só estas... Vou tentando e na medida do possível, postando mais...

Beijos mil...

9 comentários:

  1. Perguntas: vc também tomou chuva? Qual a possibilidade de trazer uma máscara dessas pra mim? rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Papaula, eu ADOREI o Nyau!! Como tudo aí é muito interessante, o Nyau é maravilhoso!
    beijos.
    Das Graças

    ResponderExcluir
  3. Queroo ir pra Africa tbm!!! EEE

    BJUXXXX
    Day Santos

    ResponderExcluir
  4. OI Anna Deus te abençõa,já tô doidinha para ir aí na Africa, o convite ainda anda de pé??!?!?!Fica com Deus e tenha uma semana abençoada!!!da tia ++++++++++lindaaaaaaaaaaa!!!!Marta

    ResponderExcluir
  5. Aninha, suas fotos estão muito lindas, super bem tiradas, cada expressão das pessoas né?

    ResponderExcluir
  6. Gente!

    Obrigada pelos comentários, estou adorando que participem comigo, que estejam assim, pertinho de mim, mesmo nessa distância toda.

    Tia Marta, claro que o convite está de pé, pode ir se preparando!!!

    Dé, também fico encantada com os traços e as expressões desse povo, muito bacana!Que legal você por aqui, comentando ainda!!!

    Ei Day, vem pra cá, rsrsrsrs... Beijão!

    Lu, eu tomei chuva sim, mas bem menos, rs...

    ResponderExcluir
  7. Adorei as fotos!!!!!! Sensibilidade na veia.bjs

    Ni

    ResponderExcluir
  8. Gostei do texto, uma breve incursão no que e' o nyau-gule wamkulu. Para mais informacoes sobre esta magnifica danca, poderao as pessoas que estao em Tete, consultar o ARPAC - instituto de Investigacao Socio Cultural, que possui, para alem de uma brochura sobre o nyau, diverso material relacionado com esta cultura milenar.
    Cmprmtos
    Fernando Manjate

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!