quarta-feira, 28 de abril de 2010

Bem obrigado e não percebi...

Mais uma pérola moçambicana...

Moçambique tem por lígua pátria, Português - de Portugal, que, mesmo tendo enormes semelhanças com o nosso e de bom entendimento em relação a outras línguas faladas no mundo, guarda também diferenças no significado de palavras que em nosso vocabulário possuem outro significado.

Eu, particularmente acho isso muito atraente e como já disse num post desses para trás, sinto enorme atração pelo modo como falam, principalmente porque pronunciam certinho e empregam os verbos muito bem, pronunciam muito bem, enfim, não sei explicar, mas gosto de ouvi-los falando.

Daí, sempre que vem alguém à sala fazer limpeza ou repor algum material puxo logo assunto para ouvi-los, sobretudo quando pergunto se estão bem... Sempre respondem rapidamente, sem pestanejar e sorrindo: - Bem, obrigado!

O mais interessante é que às vezes falam muito rápido, e, como nós, uma palavra emenda na outra e a frase sai meio assim, "bembrigad"! Adoro, rsrsrs... 

Pena que não dá pra colocar um videozinho, mas é bem legal!

Outra coisa interessante é o - Não percebi!

Vira e mexe falamos alguma coisa e ouvimos como resposta : - Não percebi.

Pior foi que custei para perceber, que, "não percebi" é "não entendi"!  Com isso, várias vezes que me respondiam assim eu ficava meio sem entender, tipo... Eu hein! Nem era nada pra perceber, povo diferente, rsrsrs...

Oh ignorância! Como somos petulantes e temos sempre mania de achar que nos fazemos entender sempre!

Três ou quatro vezes depois e ouvindo algum depoimento de pessoas que já passaram pelas mesmas experiências já estou mais por dentro e cuido para que percebam como eu esperava, porque, confesso, em alguns momentos, é preciso mais do que simplesmente repetir!

E Viva a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!