quarta-feira, 12 de maio de 2010

Crença em magias revela atrocidades e ceifa vidas inocentes.

Transcrevo na íntegra uma notícia que li no site da RM - Rádio Moçambique e com a qual fiquei estupefata.

Sei de casos parecidos no Quênia e Tanzânia, em que mutilam crianças e adultos albinos, retirando-lhes os braços, pernas e muitas vezes, genitais, para rituais de magia com fins de prosperar financeiramente.

Na verdade toda a África tem uma cultura muito forte ligada a trabalhos chamados "tradicionais". Num próximo post tentarei falar mais sobre isto e postar algumas fotos que recebi de colegas em Tete há mais tempo que eu - de cair o queixo.

Abraços,
Criança moçambicana com orgãos genitais decepados para efeitos de magia no Malawi
(10/05/2010)

Por Faustino Igreja, em Blantyre

Trata-se de Lobing Duncarlo de doze anos de idade, internado neste momento no Hospital Queen Elisabeth em Blantyre, onde, segundo os médicos está a recuperar satisfatoriamente.

O caso deu-se há cerca de uma semana no posto administrativo de Chire, distrito de Morrumbala, província da Zambezia.

O alegado autor do crime, também de nacionalidade moçambicana, extraiu igualmente os olhos do rapaz tendo de seguida abandonado o corpo do menino no mato, junto de um riacho.

O individuo, de nome Isaias Domingos, está neste momento sob custódia policial em Chire, devendo posteriormente ser conduzido á justiça.

Fontes contactadas pela Rádio Moçambique em Blantyre, deram a conhecer que Isaias Domingos, natural do Posto Admnistrativo de Chire é vizinho da vítima, e a pedido de Horácio Jasse, convidou o rapaz para o mato junto de um riacho onde lhe golpeou e lhe extraiu os orgãos sexuais e os olhos.

O corpo do rapaz, quase sem vida, foi abandonado no local por Isaias Domingos, tendo este partido de seguida para Nsanje ao encontro do Horácio Jasse, para juntos se dirigirem a Bangula, no interior do Malawi, afim de vender os orgãos sexuais a um comerciante malawiano de nome Nyantawa, alegadamente para prosperar nos seus negócios.

Raul Mourinho, segundo secretário do Consulado mocambicano em Blantyre, disse esta segunda-feira que este caso está a ser seguido cuidadosamente pelas autoridades competentes para o seu rápido esclarecimento com vista à punição dos seus autores.

Recorde-se que há cerca três anos uma outra criança moçambicana, de nome João Baptista Sasse viu os seus orgãos sexuais extraidos desta feita no Malawi.

O caso não teve desfecho até hoje, pelo facto do processo se ter extraviado num tribunal malawiano.

O suposto mandante do crime, de nacionalidade malawiana, encontra-se neste momento a residir em Milange, onde se dedica a vários negócios.

Fonte:http://www.rm.co.mz/

4 comentários:

  1. Oi Anna!!!Que saudade de vc viu!!!Espero que esteja tudo bem com vc!!!Clarinha ta enorme...anda pra todo lado.rsr!!!Um grande abraço, camila,gui e clarinha!

    ResponderExcluir
  2. Oh Medi, que alegria você por aqui, também estou com muitas saudades de você, Gui e da fofíssima da Maria Clara, que, repito, não puxou a mãe - é linda demais!!! Imagino só como está linda, andando e cheia de dentinhos, rs, qualquer dia compra um MRV, põe na conta do Gui e vai morar sozinha, hahaha!... Ow... Saudade docês! Muitos beijos, Anna

    ResponderExcluir
  3. Oi Deus te abençoa!!!td joiá?tô com muitas sdes!!!Anna como é bom estar acompanhando seu dia a dia msm longe da gente, como Deus é maravilhoso e tem gente que ñ ainda crê na sua existência, Deus te abençoa minhafilha e tenha um resto de semana abençoado!!!bjus da tia +++linda...Marta

    ResponderExcluir
  4. Tia querida,a sua bênção!
    A saudade está só aumentando a cada dia, mas graças a esse maravilhoso Deus que nos permite a maravilha de podermos nos comunicar sempre, a minha ida está chegando...Falta pouco!Fiquem com Ele aí também e me esperem que eu tô quase... Bom final de semana.amo vocês!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!