domingo, 11 de abril de 2010

07 de Abril em Tete...

Então, gente...

Chegamos na segunda, como disse, já no batente...
Na terça fizemos treinamento e na quarta foi feriado. Dia da Mulher Moçambicana - A cidade fica em povorosa. Eu, ainda sob efeito do fuso confuso de 5 horas a mais e muito cansada da viagem, das emoções anteriores e morrendo de saudade de casa, quis ficar morgando no quarto até mais tarde, até porque, sair do quarto significa entrar no calor de Tete e eu, sinceramente, não estava muito afeita a este prazer naquele dia.

Dormi um pouco mais, tomei meu café e voltei pro quarto, arrumei coisas, mudei de quarto por causa da geladeira...recomecei a arrumação toda de novo e lá pelas 15h decidi sair da toca e tentar comer alguma coisa na padaria, já que eu não tinha almoçado ...

Quando parei na porta do hotel, uma surpresa... Barulhos de motores, parecia som de monomotor e uma multidão na rua, diante das calçadas... Quando saí, via alguns colegas que me contaram a novidade... Estava tendo corrida de "motas", motocicletas 50cc ... interessante e inusitado! Contaram-me que houvera um treino antes, espécie de aquecimento, corriam sem capacetes, pode? rs...

Durante a competição, aí já acompanhei de perto, digo, da porta do hotel, porque perto mesmo estavam os milhares de cidadãos daqui, vibrando e gritando a cada volta em que apontava o competidor (será que posso dizer assim?rs... até hoje não consegui ninguém pra me explicar do que se tratava, se competição ou exibição, nem se valia alguma coisa ou quanto, nem como terminava, se tinha regras...) de capacete vermelho. Parecia gol do Galo toda vez que ele apontava, tinham que ver, as pessoas vibravam feito fanáticos. Ao mesmo tempo, enquanto as motos subiam a rua ao lado do hotel para contornar o quarteirão, todos transitavam livremente pelas ruas, "pista", como se nada tivesse acontecendo... Corriam, passavam a poucos metros das possantes cinquentinha adaptadas (pq só fica motor e esqueleto, tiram tudo... imagino que para ficar mais leve, ou já caiu mesmo, não sei, rs...). O certo é que é um verdadeiro evento, tá?Só vendo!

Fiquei um tempão filmando, porque sentia que não demorava alguém cair na curva fechada ao lado do hotel e salpicar gente pra cima, porque ficam todos amontoados em cima dos corredores, verão nas fotos...
Quando me cansei e os braços já doíam, desliguei a câmera e falei com um colega do lado - Não caem, já são muito acostumados a isto, só pode! E ele... - Olha! Olha! Olha! Tibufffffffff... Caiu, o número 25 estampado nas costas, gente pingando pra todo lado e a moto acertando a multidão, srrsrsr... Cômico!

Quando ia perguntar se alguém havia se machucado lá ia o número 25, ralado, imagino, mas foi de novo, com classe de vencedor, rsrsrs... E o povo, devem acreditar que se afastaram, né? Pois é... Com certeza NÃO! Cada vez mais "dentro" da corrida, permaneceram efusivos... Uma festa!

E depois desse mais um ou dois se empetecaram chão a fora, com uma naturalidade incrível e se levantavam e começavam de novo...olhavam pra trás em busca de alguma coisa... paravam e ouviam algum recado... por mais de hora... Era hilário ... E o povo, mal vibrava com o capacete vermelho, já corriam para a rua do lado afim de gritá-lo de novo, tinham que ver que diferente e ao mesmo tempo interessante, parecia o Senna ali, correndo de cinquentinha, despertando tanta admiração e torcida!

Eis que eu já estava me cansando e pensando em sair do calor, voltar para o quarto e vejo dois homens atravessarem a rua, um com algo que me pareceu um chicote, dando no outro... A multidão tomou partido sei lá de quem e avançou nos dois tampando a rua, pista... E fiquei preocupada, afinal, ao longe já se ouvia o barulho da cinquentinha aproximando-se... E veio, e veio, e veio, e.... Deixaram um micro espaço para a motoca passar, porque a briga, naquele momento era muito importante, rsrsrs...

Não sei no que deu, porque, assustadoramente, do jeito que começou terminou e não se fala mais nisso! Também não se vê polícia, eles se resolvem sozinhos mesmo...

E uma seguida de outras as motas continuavam a desfilar ou concorrer, sei lá... até que uma acabava o combustível e parava (chegamos até a pensar numa hora que o final fosse quando ficasse a última, mas não confirmamos a hipótese, porque, o final, deu-se muito derrepente, quando a multidão subiu a rua correndo em disparada, numa hora qualquer, e, simplesmente tudo acabou...) ... Até isso, algumas paravam por defeito, outras por combustível, enfim, ficou um ovacionado pelo povo e a festa estava rolando solta...

Envio em seguida algumas fotos, e, vejam vocês mesmos... Depois, vou tentar editar os vídeos e postar algum!

Beijos,

Voltou depois pra falar do meu primeiro final de semana em Tete, com comemoração de aniversário no Mario´s e fim de noite no Desportivo... Jesus!

Saudade gigante!!!!!!!
AMO VOCÊS!


Foi minha visão ao sair do Hotel






Ele brincava alheio ao movimento, na porta do Hotel...
Atravessando, ôps!
Melhorando a aerodinâmica...
Um olho na "mota", outro na câmera!
Cabeça com cabeça!
Isso mexe com a cabeça...
Ooooooi...
Lá vão, com seus pesos nas cabeças...
Êpa! Esse aí resolveu virar e voltar na contra-mão...
Havia algo engraçado lá em cima, não sei dizer o que era...
Enquanto isso, aqui embaixo... ôhhhh...caiu!
Isto é África!
Beijos e abraços,
Anna

7 comentários:

  1. Oi Anna td joiá com vc?Deus te abençoa, tô com muitas sdes e torcendo por vc aí,interessante a corrida e ao msm tempo muito estranha,fica com Deus e tenha uma semana abençoada!!! Marta.

    ResponderExcluir
  2. Oi Anna td joiá com vc?Deus te abençoa,que por do sol mais lindo, evc sarou?tô apredendo a mexer no seu blog, quis semana passada deixar um recado mas ñ sabia onde entrar, por um acaso entrei nele agora e achei,fica com Deu,fiz o skpe,me add aí, bjus e fica com Deus!!!ah minha cristaleira chegou, é linda!!!bjus da tia++++linda!!!!Marta

    ResponderExcluir
  3. Oi Anna Deus te abençoa, tô com muitas sdes,as fotos estão muito lindas e o seu comentário maravilhoso, ñ perco nenhum dia, fica com Deus, te amo muito. da tia+++linda!!!Marta

    ResponderExcluir
  4. Oi Papaula,Deus te abençoa!!!tô com sdes,entro quase todo dia para ver se tem coisa nova, e Anna quem dá carinho recebe carinho,é o que vc tá fazendo p estas crianças dndo amor e recebendo amor,que Deus te abençoa hoje e sempre, ta amo muitooo, bjus da tia+++linda, Marta

    ResponderExcluir
  5. Tia, meu anjo, muito obrigada a você pelo carinho, atenção, bençãos e energias positivas que vem emanando para mim em toda esta minha trajetória. Também te amo muito e estou morrendo de saudades! Um abração grandão e um super beijo. Fico imensamente feliz com cada carinho seu! Os meninos são umas graças e realmente me fazem bem nessa aura de saudade enorme que eu sinto...

    ResponderExcluir
  6. Oi Annq Deus te abençoa, td joiá?tô com muitas sdes!!!as notícias estão maravilhosas tbém as fotografias estão lindas e realmente o contraste é critante,fica com Deus e tenha uma semana abençoada!!! te amo muitooo, da tia +++ linda!!!

    ResponderExcluir
  7. Tiaaa! TE AMO MUITO TAMBÉNHÊ! Brigada pelas palavras sempre carinhosas!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!