quarta-feira, 9 de junho de 2010

Inverno rigoroso em Tete - Uma conversa de elevador.

Era Domingo.

Acordei meio ressaqueada depois de umas Vodkas e cervejas no Sábado.
Nada demais para quem quase não tem bebido desde que chegou.

Confesso que antes de vir andei pensando que a chance de me tornar ainda mais boca de gole era grande num lugar em que há pouca opção de tudo, o que faz da cachaçada, sempre a melhor opção.

Mas não foi bem isso o que aconteceu e ando até bem comportada - já houve dias em que posei com garrafa de cerveja na foto, mas não bebi. Já fiquei de água mineral e coca cola muitas e muitas vezes e nem por isso mais ou menos feliz.

Bom, sem querer me desculpar pelo acontecido, o Sábado foi muito é bom. E tomei umas a mais mesmo, mas me diverti bastante cozinhando uma costelinha com canjiquinha na casa de amigos aqui. Certa hora a cerveja acabou e apareceu um litro de Vodka em nossa frente. Uma batidinha no liquidificador, gelo, pronto. Deu que a luz acabou, perdemos o controle do quanto caía no copo e o suquinho do mal me rendeu uma ressaca ajeitada no domingo.

Mas o mais engraçado da coisa nem foi isso.

Acordei super cedo com o gerador armando no meu ouvido. Sou vizinha do gerador aqui do Hotel, e, gente, que sujeito mal educado. Tudo bem que ele se arma para o nosso conforto, mas faz um barulho tão grande que vira o meu vento.

Bom, no auge da resaca pensei: Tomar o café da manhã vai ser bom, pelo menos o estômago cheio tapeia o organismo e expurga o que restar desse álcool maldito dentro de mim.

Tomei um banho, troquei a roupa e peguei o elevador, que, genioso, desceu ao invés de subir - ele sempre faz isso quando quer.

Lá embaixo um funcionário do hotel, um senhor, encapotado até a alma num domingo de sol, abre a porta esperando que eu saia, mas tudo o que eu queria era chegar ao 5º andar e comer um daqueles omeletinhos sempre presentes no matabicho de domingo.

Não vai descer? Disse-me ele sorrindo. Não senhor, vou ao 5º andar. E, simpático disparou: Tudo bem? Sim, e o senhor. Bem "brigad", como é típico de um moçambicano que se preze.

Não contente, perguntou de novo. Dormiu bem? Sim senhor. E ele, pelo visto sem ressaca, continuou firme enquanto a carroça do elevador subia lentamente os andares que faltavam para o restaurante.

Ah... Mas está muito fresco (referindo-se a frio), não? Eu, de short e camiseta de malha, ardendo em Vodka não concordei, nem discordei... Apenas devolvi. O senhor acha mesmo que está frio? Consciente do que sentia foi rápido e rasteiro: Nossa, estamos vivendo um inverno rigoroso em Tete!!!

O elevador parou no 3º, ele desceu e abanou a cabeça se despedindo, antes mesmo de eu processar o peso que ele dera ao que chamou de "inverno rigoroso".

Apenas a título de informação, a temperatura tem variado dos 26ºC durante o dia - às vezes pouco mais, até congelantes 19ºC a noite, tá?!

Contra os 44, 46ºC habituais no verão, até que Tete anda fresca demais mesmo...

Inverno rigoroso em Tete, um papo de elevador que mais parece conversa de pescador!


Cenas de um entardecer na estrada Moatize - Tete
num desses dias de inverno rigoroso.

5 comentários:

  1. Entardecer lindo!!
    E dá-lhes 14º em Pitangui!!!
    Abraço carinhoso,
    Si

    ResponderExcluir
  2. Amei a foto! Agora fala que você não sente falta daqueles itens da cesta de presentes!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, vou falar com vc por aqui... tudo bem?
    Por um acaso vc tá falando daquela cesta "super útil" que fizemos em Brucutu?
    Pois é né? Tinha cachecol e tudo... fashion.
    rsrsrs.
    bjos procês
    Val

    ResponderExcluir
  4. Oi Val! Tudo bem! Como vai a Bruninha? Viu só, vocês foram previdentes, tanta coisa útil, eu falei!!!A pessoa perde a oportunidade de andar na moda,mas quem sabe em julho ela não leva umas coisinhas daqui, rsrsrs!
    beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju! Tá lindinha aqui, crescendo...
    Pois é, uai!!! Depois da idéia de usar cachecol, só falta ter uma tarde chuvosa, sem nada pra fazer, sem TV, aí o que restaria???? Assistir A Lagoa Azul. rs. Show de bola...
    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!